Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Visto temporário durante o Processo Federal

Bom, muita gente me perguntou sobre isso, e resolvi compartilhar com vocês, ao som de "Poscards from Far Away" do Coldplay... pam pam pam pam pam... Esse CD tá bom demais. Mas sim, isso não tem nada a ver com o que eu estava falando, foco! FOCO!

O povo me pergunta como eu fiz pra pegar o visto de estudante enquanto espero a demora do processo federal... o seguinte é o negócio:

1 - Primeiro ponto, eu já havia passado na entrevista quando apliquei pro visto. Suspeito que isso faça diferença, pois um amigo meu tentou o visto de turista logo no início, após enviar os papéis do DCS, ou seja, antes de fazer a entrevista, e ele teve o seu visto negado. Penso que o povo do consulado, em casos como o meu, deve imaginar: "o cara já foi selecionado, está só esperando o visto chegar, então por que ele ficaria ilegal no Canada?". Por outro lado, se você não passou na entrevista ainda, mas já demonstrou interesse em mudar de país, dando entrada no processo e enviando os documentos do DCS, e ainda por cima está tentando um visto de turista ou de estudante, então você não tem nada que te prenda ao Brasil, logo, você tem o perfil bonitinho daquele maluquinho que quer ir se aventurar na terra onde o povo chama mochila de SECADÔ. (piada reservada aos francófonos, isso não é  Bullying!)

2 - Eu comecei a arrumar um monte de referências de pessoas daqui do Québec, com carta-convite, todos os dados, coisa e tal, pois alguém, outrora, me dissera que isso poderia me ajudar. PÁVRÉ!! (de novo a tal piada passível de processo) Pois bem, eu ouvi dizer de fonte bem segura, que isso pode ter dois lados, pois eles podem julgar como um fator negativo. Ter família e/ou amigos aqui no Canadá pode significar mais chances de você vir para o Canadá e ficar ilegalmente. Vai saber se é verdade. Além do mais, não é esse o caminho que escolhemos, não é, meus amigos?

3 - Mudei de estratégia então. Ignorei todas as referências e me matriculei num curso de Francês por apenas 1 mês, com o mínimo de carga horária, numa escola chamada LSC, que por sinal foi a mais legalzinha que encontrei, e dei entrada no visto como estudante. IMPORTANTÍSSIMO: Eu preenchi a ficha de aplicação do visto deixando tudo claro e falando a verdade SEMPRE. Mencionei que já estava esperando o visto de residente, que já havia sido aprovado na entrevista, coloquei o número do dossier que constava no meu CSQ, e pronto. Um mês depois, voilà! Visto na mão.

4 - Outro ponto importante e onde muita gente tem dúvida, é a duração do visto. Pois vamos lá. A coisa funciona assim:
Você aplica pro visto, e quando ele chega, vem com uma validade impressa no próprio visto, que é de 6 meses, mas essa validade é apenas pra você entrar no país. Quando você chegar aqui no aeroporto, na imigração, aí é que vão te perguntar quanto tempo você pretende ficar, e vão te pedir os papéis do seu curso. Talvez eu tenha dado sorte de ter esquecido os papéis do curso na minha mala, e perguntei pro agente da imigração se ele queria que eu fosse primeiro pegar as bagagens (que é o passo seguinte à imigração) e voltar lá com os papéis da escola. Talvez não, pode ser que ele permita ficar mais tempo do que dure o curso, você pode querer fazer um outro curso na sequência e não ter feito sua matrícula ainda. Mas no final, ele apenas entortou o nariz 17º a sudeste e disse que não precisava buscar os papéis. Anotou lá no meu visto a data de permanência que eu havia pedido (que foi de 6 meses) e pronto. Passam a contar os 6 meses a partir da minha entrada no Canadá.
5 - Um amigo me perguntou se é possível perder o visto caso abandone o curso. Penso que não, eu já vi gente abandonando curso e permanecendo aqui. Você só não deve trabalhar, pois o seu visto de estudante não permite. Mas o seu visto não está ligado especificamente a um curso, ele apenas define a sua intenção naquele país. Outra coisa que ouvi falar aí pelas andanças, é da possibilidade de se extender o visto de estudante. Uma das formas pra se fazer isso seria se matricular num outro curso (fazer isso pelo menos uns 2-3 meses antes do seu visto expirar), ir no consulado canadense mais próximo, fora do Canadá (que se não me falha a memória ram, é na cidade de Buffalo, perto da fronteira entre o Canadá e o estado de NY, fora isso pode ser na própria cidade de New York, ou Detroit, Seatlle, entre outras), e entrar com o pedido de extensão do visto. Bingo, tá lá mais um tempinho pra você estudar, melhorar seu francês, e se adaptar melhor à cultura local, enquanto espera o seu pedido de exames, que aliás, é o próximo ponto. (Vale ressaltar que isso é absolutamente LEGAL. É um direito seu pedir extensão do visto, e cabe ao país, julgar se as suas intenções são boas ou não.)

6 - Os exames médicos podem sim, ser feitos diretamente daqui do Canadá. Tudo o que você precisa fazer é enviar um email para imm@canada.org.br, aos cuidados de nossa senhora Maura, amém! (Que por sinal, me atendeu com a gentileza e educação de sempre, muito obrigado!) pedindo para atualizar o seu endereço. Assim, você receberá a sua cartinha do pedido de exames aqui mesmo, na terra prometida. Aqui você tem um número muito maior de médicos credenciados e não precisa ficar na fila por um mês, como alguns casos que conheço. Outra forma é simplesmente esperar o pedido de exames chegar na sua cidade, no Brasil, e pedir pra alguém receber e encaminhar via Sedex pra você, aqui no Canadá, e pimba, com esse documento você pode fazer os exames em qualquer lugar do mundo onde haja um médico credenciado.

É isso, povo, espero que isso possa ajudar uns e outros. Devo falar em breve, um pouco mais sobre a escola, pois tem uns pontos importantes pra quem está vindo na mesma situação que eu.
Sorte e força a todos!
Grande abraço!

23/06/2011 - Atualização:

Meu grande amigo Pedro, nos informa de coisas importantes, vou colar o comentário:
"No item 5, na verdade você não extende o visto. Você extende o study permit, que por sinal você não recebeu quando entrou no país porque você só pediu 6 meses. Para renovar o study permit você faz a demanda diretamente para a Imigração Canadá em Vegreville, Alberta, Canadá. Um detalhe, como você mora no Québec, para estender o study permit por mais tempo (no seu caso para receber o study permit) como o tempo total é maior que 6 meses você vai ter que primeiro solicitar o CAQ (Certificat d'Acceptation du Québec) e só depois dar entrada com o pedido da extensão do permit.
Outro detalhe: o study permit diz que você pode permanecer no país, mas não autoriza a reentrada, então se você sair, aí sim, você vai ter que pedir um novo visto para poder voltar.

Valeuzíssimo pela contribuição, meu irmãozinho. Tem só uma coisa que vale a pena checar aí: quando tirei o visto, fui informado de que ir do Canadá aos Estados Unidos, sobretudo por terra, não conta como "sair do país", ou seja, um visto de apenas uma entrada pode ser utilizado para se passear no Tio Sam e voltar. Mas não custa nada se certificar dessa informação.

8 comentários:

  1. Estava lendo seu Dossier. Meu amigo, você deve ter gasto um bom tempo preparando. Dá até gosto ler o documento. Parabéns.

    Abraço
    dOsCunha

    ResponderExcluir
  2. Pois é!! Esse amigo que teve o visto negado acredito ter sido EU...
    Solicitei o visto como estudante (Escola ILSC) para vir passar o mês de setembro e eles negaram, respondendo que ao final do curso eu poderia querer ficar ilegal (assim na lata... recebaaa!!)
    Sendo que havia enviado o DCS e estava aguardando convocação para a entrevista que acabei fazendo em novembro de 2009.
    No mais é isso...

    Muito bom o post Igor! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola este post!

    Assim o tempo para espera do visto de residente praticamente cai pela metade! Por outro lado, se manter 1 ano (2 vistos de estudante) no Canadá sem trabalho, creio que o bixo pega se você não for freelancer com algo no Brasil, e trabalhe online.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. No item 5, na verdade você não estende o visto. Você estende o study permit, que por sinal você não recebeu quando entrou no país porque você só pediu 6 meses. Para renovar o study permit você faz a demanda diretamente para a Imigração Canadá em Vegreville, Alberta, Canadá. Um detalhe, como você mora no Québec, para estender o study permit por mais tempo (no seu caso para receber o study permit) como o tempo total é maior que 6 meses você vai ter que primeiro solicitar o CAQ (Certificat d'Acceptation du Québec) e só depois dar entrada com o pedido da extensão do permit.

    Outro detalhe: o study permit diz que você pode permanecer no país, mas não autoriza a reentrada, então se você sair, aí sim, você vai ter que pedir um novo visto para poder voltar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor, tudo bem???
    Estamos embarcando em 30/08 tbm antes de recebermos o visto de RP para terminar o processo por lá. Como estamos indo só com a passagem de ida, ficamos com receio de nos pedirem lá na imigração a passagem de volta. Por acaso perguntaram algo do tipo pra você???
    Obrigada!

    Juliana
    http://projetosupernovaquebec.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações, amigo. Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Oi Igor, tudo bem?

    Excelente post (como de costume, aliás)!
    Fiquei com a seguinte dúvida em relação a sua situação: vi que a questão dos exames médicos já está resolvida, mas e o passaporte, pode ser carimbado aí ou você teria que enviá-lo pro Consulado em São Paulo?
    Bjos
    Camilinha

    ResponderExcluir
  8. a melhor coisa é pedir o outro visto de estudante que é válido para mais de 6 meses e ir renovando. Eu já tive essa experiencia desse visto "comum" que nada mais é do que visot de turismo com direito a estudar, e me ferrei bonito --- muito por causa da escola de línguas - uma longa história!

    ResponderExcluir