Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

1 mês em montreal

O fato a se noticiar/comemorar é: completei, no último dia 3, o primeiro mês nessa cidade.
Foram 30 dias aprendendo mais e mais a gostar da vida aqui, mesmo sem um monte de direitos com os quais sonho a cada minuto, mas que só virão quando o visto de imigrante chegar. O direito a trabalhar, a ter seguro saúde, número de assistência social, coisa e tal. Sinto falta deles, mas nada que, sequer, arranhe a delícia de estar aqui. Hoje eu saí de casa, o sol estava lindo, e no caminho até o metrô, eu olhei ao redor, respirei fundo e disse pra mim mesmo: "é, a vida aqui realmente me agrada e eu me sinto muito bem vivendo nesta cidade".
É engraçado, mas segundo a tabelinha que postei meses atrás, era pra eu estar começando a me cansar da língua, de ter que pensar pra falar, de buscar soluções pras coisas simples do cotidiano, no entanto, observando a prática, eu estou a cada dia mais encantado com o aprendizado e com a quantidade de vida que se vive aqui (sim, pleonasmos e redundâncias do mundo todo, seriam insuficientes pra expressar, no tom do meu sentir, quão viva é esta experiência). Os segundos são mais ricos. A cada dia: um ano de escola. Escola vivida, respirada, transpirada e mastigada com os dentes da coragem e da mudança. Recomendo a qualquer um: se puder, venha! Faça-o, assim que a firmeza das suas pernas te assegurarem força pra levar o tapa do novo. Pois logo após, vem o banho de vida. E a gente vive é pra isso.

8 comentários:

  1. Poxa velho, eu não vejo a hora de chegar ai. Sonho todos os dias (literalmente) que estou chegando no aeroporto daí - até com o frio eu consigo sonhar (?).

    Ficar imaginando como deve ser aí pelas experiências dos outros só aumenta a vontade de chegar aí logo. :)

    Faltam 9 semanas!
    Abraços
    Eric Sobral
    http://eunoquebec.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns garoto! Fique tranquilo que estando ai, é um pulo pro visto. Você não vai nem perceber o tempo passar!

    Tudo de bom pra ti!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, cara!

    Entro todo dia atrás de novos posts!

    Estou indo para Van estudar inglês.
    Muito bom ler tudo isso aqui.

    "Faça-o, assim que a firmeza das suas pernas te assegurarem força pra levar o tapa do novo. Pois logo após, vem o banho de vida. E a gente vive é pra isso."

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Igor. Eu passei um mês em Montréal e sei do que você está falando... essa cidade é cheia de vida, cheia de estímulos, para quem tem a mente e o coração aberto para o novo! Enjoy it! ;>D

    ResponderExcluir
  5. Que empolgação!
    Tem as coisas que se ganha, mas também tem as coisas que se perdem saindo do Brasil. Acredito que um casal que ganha no Brasil 140 mil por ano tem uma grande perda de qualidade de vida. O que acha?

    ResponderExcluir
  6. Oi,Igor! Nos conhecemos no restaurante Kirin, em Salvador, no aniversário de um amigo em comum. Na época, vc já falava entusiasmado sobre o Canadá, e eu nem pensava em ir ao Quebec, no entanto aqui estou eu, escrevendo para alguém que jamais imaginei ver de novo, para dar parabéns e dizer o quanto o seu blog é inspirador. Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Valeu aí galera, pelas palavras. Quanto ao comentário sobre ganhar 140 mil por ano, não sei exatamente a quem endereço, pois está como anônimo, mas as minhas mais sinceras palavras são: Inverta a forma de pensar. No Brasil, quanto mais dinheiro, mais a gente consegue driblar e fugir dos problemas que nos tiram a paz. Aqui, a paz está na sua porta, e vc pode ser feliz com muito menos esforço e muito menos dinheiro. No Brasil, a falta do dinheiro é um problema, e a presença dele gera outros. Aqui a vida simplesmente acontece, como tem de ser. Se puder, venha, conheça e faça como a maioria dos meus colegas do Francês que vieram apenas pra estudar, se apaixonaram, e só pensam em voltar pro Brasil pra começar o processo de imigração. Au revoir!

    ResponderExcluir