Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Preparativos pra viagem - PROCURAÇÃO

Notícia boa pra quem vai viajar e precisa deixar uma procuração! Você não precisa perder seu tempo com serviços e prazos de cartórios lotados, com suas práticas prosaicas e antigas. Não precisa lidar com funcionários insatisfeitos e insuficientes, com seus olhares detestavelmente altivos, como se o rei morasse no poder dos seus grampeadores. Afe... chega deu tremedeira na espinha.

Bem, como alguns já sabem, eu estou indo para o Canadá, trocar 6 meses de espera do processo federal de imigração por 6 meses de aprendizado, de adaptação, de francês e do que a vida me oferecer.

A verdade é que quase todo mundo aqui de salvador vai resolver este assunto em cartórios. Sendo sincero, de todos os que perguntei, recebi a mesma resposta: "Vai no 1º ofício, lá no comércio". Há quem diga que só se resolve lá. Então tá bom, eles começam a atender às 8 da manhã, e é por ordem de chegada. Cheguei às 8 em ponto, paguei 12 reais de estacionamento, mas vamos nessa! Não tinha ninguém na fila, olha que belezura! Mas também não tinha ninguém pra atender. O responsável zé oreba só foi chegar às 9 horas, com uma cara de "me deixe aí, na moral", pra me dizer que o prazo de entrega daquele papelzinho com o carimbo sagrado era de 20 e poucos dias, ou seja, o risco de eu viajar sem ter a procuração era grande, então ele me deu um número de telefone do SAC da Avenida Paralela e sugeriu que eu ligasse pra lá, pois ali haveriam "20 desocupados procurando o que fazer", palavras da santíssima entidade, o escrivão do senhor, meu camarada "Atrasado Brasileiro Me Deixe da Silva". Ele não poderia me fazer favor maior.

Liguei pro Sac (0800 71 5353), marquei um horário para as 10:20 do dia seguinte. Cheguei com 25 minutos de antecedência, peguei a senha na recepção, e quando olhei para o monitor, não acreditei, já estava lá a minha senha, passei direto para o atendimento e fui recebido por um sorriso genuinamente baiano, com muita educação e competência, descobri que ao invés de 4 procurações, eu só precisava fazer uma! Além disso, ela me orientou a colocar coisas que eu nem havia lembrado, e no final, me pediu pra pagar os 13 reais e fração num guichê do Banco do Brasil, ali mesmo no SAC (dois caixas disponíveis e ninguém na fila). Saí com a minha procuração feita, carimbada e assinada em incríveis 30 minutos (alguém lembra daquele prazo de 20 e poucos dias citado pelo camarada de outrora?). Pois é, 30 minutos, não sei se acordei com o monossilábico virado pra lua, mas fiquei impressionado com a rapidez e facilidade do serviço desburocratizado.

Mais tarde descobri que, além do 0800, você pode marcar um horário também pelo website do SAC Paralela. Devem haver outros serviços desse pelo Brasil, então, o conselho é: "procure, pois vale a pena."

A quem interessar, estou disponibilizando o modelo da procuração de plenos poderes que fiz óbviamente com um monte de censura, que ninguém aqui é goiaba. Basta clicar na figura ao lado.



4 comentários:

  1. Igoooorrr, que tudo de bom nesta vida!!!
    Já saiu o seu visto de turista?!?! Já esta tudo certo?? Vc vai mesmo? e fará invejinha para nós "goiaba" que ficaremos aqui?!?! Poxa vida! bom para vc!!! E obrigada pelo modelo de procuração, será extremamente útil! Abraços!
    Darlene

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!!!! Seu blog tá muitooo massa! Parabéns! Adorei o mascotinho... rsrsrs
    Boa sorte pra vc, tá? Um beijão!
    Lila e Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Velho estava procurando esse modelo e não achava!! Muito obrigado!

    ResponderExcluir