Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Passo-a-passo dos exames médicos de imigração no Canada

Vamos lá, pra quem não sabe, eu vim morar em Montreal durante o processo federal, e decidi fazer os exames médicos aqui mesmo. Pra quem quer saber como funciona essa história, aí vai a minha versão:

Liguei para o consulado no Brasil (leia-se: Maura) e ela me disse que haviam dois caminhos:
1- atualizar o endereço no site do MIC e aguardar a chegada dos pedidos aqui mesmo no Canada, mas aconteceu comigo o mesmo que já me haviam relatado: por mais que eu tentasse, o site nunca mostrava o endereço atualizado, logo, só me restou a 2a opção, que era:
2- Esperar o pedido de exames chegar no Brasil, e pedir para alguém (neste caso, a minha santa mãe) me enviar por correio aqui pro Canada.

A Maura sugeriu o envio por Fedex, ou DHL, pois já houveram casos de problema com a entrega pelos Correios brasileiros. Liguei daqui mesmo e acertei tudo. Em Salvador, as duas empresas têm serviço de coleta em domicílio, mas optei pela DHL, pois a entrega estimada em 4 dias custava 83 reais, mais 10 reais pela coleta, enquanto a FEDEX, com a entrega estimada entre 3-5 dias, não foi precisa no valor por telefone, apenas estimou em 120 reais com adicionais 30 reais pela coleta, e olha que a DHL era bem mais longe da minha casa, ainda assim saiu mais em conta.

Pois bem, em 4 dias (contando com o fim de semana) os documentos estavam na minha mão. E agora vem parte interessante:

Existem inúmeras clínicas credenciadas aqui, eu tinha 3 referências, uma era um pouco longe, a outra era uma clínica bem simples, sem muita estrutura, e a outra que eu havia acabado de conhecer e que por sinal, gostei bastante. Ela é bem estruturada, com ótima localização (no centro, próximo à estação Guy-Concordia), grande, bonita e com um aviso bem grande: "Fazemos exames de imigração".

O nome da clínica é Metro-Medic, ela funciona 7 dias por semana, mas os exames de imigração são marcados apenas às 4as feiras. Já havia ligado pra lá na 6a feira anterior e marcado para a 4a seguinte.
Chegando na clínica, fui atendido na hora marcada. fiz os exames básicos com uma médica bem simpática, com os seus quase 70 anos. Aquela coisa de aferir pressão, encostar aquele estetoscópio gelado em você e mandar respirar fundo 80 vezes até o mundo girar. Testar reflexos com o martelinho no joelho, pedir pra ficar em pé, abrir os braços, fechar os olhos e ver se você cai de maduro, medir peso e altura, ver se você é capaz de acompanhar a ponta do dedo dela com os olhos pra saber se você fumou um quilo de raspa de cabo de guarda-chuva. Tem também aquele questionário básico do NÃO, onde ela faz todas as perguntas absurdas e você responde um NÃO atrás do outro.

Então, acabou essa parte, ela te pede pra ir fazer xixi no pote. Vai ali no banheirinho, manda brasa, e traz o fresh pip's pra titia. Logo após, ela vai tirar amostras de sangue e pronto.

DICA IMPORTANTE: Os exames feitos no canadá normalmente são enviados para Ottawa, e lá os resultados levam de 25-35 dias pra serem enviados de volta para o consulado. Para os exames feitos no Brasil, os exames são enviados para Trinidad & Tobago, onde os exames levam entre 1-2 semanas pra serem processados e enviados pro Consulado. Nesta clínica, eu descobri que pagando uma taxa extra de 20 dólares, eles enviariam para o endereço que você pedisse, então eu paguei e pedi pra enviarem para Trinidad, claro. Para fazer isso, basta falar com a recepcionista, e ela te avisará para, na hora de coletar o sangue, falar com a enfermeira responsável pelos exames de imigração. É para ela que você dará os 20 dólares e o endereço de envio.

Feitos estes exames, é preciso fazer o raio-X de tórax, que não é feito lá mesmo (ponto negativo), mas sim no Institut Thoracique de Montréal. Saí da clínica e peguei o metrô (linha verde sentido Honorée-Beaugrand), e desci 3 estações depois, na Place-des-Arts e andei uns 10 minutos até o Instituto Toráxico de Montreal. Dei a sorte de não ter uma alma viva na fila, então não levei 5 minutos lá dentro. Eles mesmos enviam os resultados de volta para a Clínica, que envia tudo junto para Trinidad & Tobago.

Outra dica importante: A clínica me disse que enviaria os resultados em 3 ou 4 dias, maaaaaas, com os feriados de fim de ano, eles acabaram se passando, e na quarta feira, dia 11 de Janeiro (20 dias após os exames), eu liguei pra Metro-Medic pra saber quando eles haviam enviado, e me surpreendi com um: "serão enviados até esta 6a feira, senhor" e deram a desculpa do feriado (que já havia passado há mais de 10 dias). E como se não bastasse, enviaram por encomenda comum do Canada Poste, que levou mais de 20 dias pra chegar lá em Trinidad & Tobago. No final das contas, somando os 20 dias para a clínica enviar, com os 20 dias de correio pra chegar em Trinidad, mais 1 semana para eles encaminharem o OK dos exames de volta para o consulado, acabei pagando 20 dólares a mais e esperando quase 50 dias pra Maura receber o OK deles e continuar o meu processo. Se tivesse deixado eles enviarem para Ottawa, teria sido algo entre 25-35 dias. Ah se arrependimento matasse...

Ou seja, se quiser arriscar este envio alternativo pra Trinidad, vale a pena perguntar se é possível enviar por fedex ou DHL, ou até mesmo se é possível buscar os resultados para enviá-los pessoalmente. E uma dica pra quem mora ou quer morar aqui no Canadá, é ligar sempre pra confirmar as coisas, seja a entrega programada de uma compra, o recebimento de um curriculum enviado por você, ou qualquer outra coisa que possa ser "esquecida ali no canto".

Além dos exames, é necessário efetuar o pagamento da ultima taxa (CaD$ 490 para solteiros, não sei quanto custa pro Casal, ou para dependentes, Googa lá). O pagamento desta taxa pode ser feito de várias formas:
1- Por alguém no Brasil, via depósito identificado, e o comprovante pode ser enviado ao consulado.
2- Você pode fazer aqui mesmo no Canada, via bank draft ou certified cheque, ambos nominais a "Receiver General for Canada". O Bank Draft nada mais é do que uma transferência de dinheiro, onde você recebe um documento que comprova que a transferência foi feita. Este comprovante você envia junto com o passaporte ao Consulado Canadense no Brasil. O Certified Cheque é um cheque com fundo garantido, pra isso vc leva os 490 dolares ao banco e troca por um cheque certificado com um comprovante, você envia o cheque junto com o Passaporte e guarda o comprovante, pois caso o cheque seja perdido ou extraviado, você recupera o dinheiro com este comprovante.

A Maura havia me orientado a aguardar uns 20 dias após fazer os exames e entrar em contato com ela pra saber se os resultados já teriam chegado, pra que eu pudesse enviar o meu passaporte pra o Consulado, mas como eu sou agoniado, e estou com um tanto de coisa importante dependendo disso. Eu esperei só 15 dias e mandei os passaportes, que passaram uma boa temporada lá nas mãos dela.

Tive um pouco de azar nos meus prazos, a Maura me disse que costuma levar uns 5 dias após receber o OK dos exames médicos para imprimir a etiqueta de visto e poder enviar de volta. No meu caso, com Carnaval no meio, Maura saindo de férias e passando a bola pra Bruna, acabei esperando 3 semanas só nesta etapa. Mas a Bruna foi bastante atenciosa e quando mandou o Fedex, foi numa 5a feira de manhã, e ele chegou aqui no dia seguinte antes do meio dia.

Para o retorno do passaporte, você também tem algumas opções:
1- Pode pedir pra alguém pegar no Consulado, e te enviar.
2- Alguém pode receber pra você na sua casa, no Brasil mesmo, e de lá enviar pra você no Canada (novamente por DHL ou FEDEX)
3- Você pode simplesmente criar uma conta em um destes dois (lembre de criar a conta no Fedex.ca, não no Fedex.com.br), e enviar o número da conta (que você recebe por email logo ao criar) para a Maura. Com este número ela envia o passaporte de volta direto para o Canada, usando a sua conta, e no fim do mês, o envio será debitado do seu cartão de crédito.

Mas não podemos esquecer de algo essencial, vamos aos números:
Envio dos pedidos de exames pela DHL (com coleta) = R$ 93,00 = CaD$ 50.00 (aprox.)
Exames médicos na Metro-Medic = CaD$ 195.00
Raio X de Torax = CaD$ 30.00
Taxa de envio para Trinidad & Tobago = CaD$ 20.00
Envio de passaporte = Esse eu fui abençoado pois minha família veio me visitar e levou pra mim.
Retorno do Passaporte via Fedex = ??????? Não sei ainda pois acabei de receber o passaporte, mas atualizo em breve.

Aos que sempre procuram uma forma de contactar o consulado, vai um empurrãozinho:
Seguem os ramais da Maura e da Bruna no telefone do Consulado do Canada em SP (11) 5509-4343:
Maura Mondim - 3420
Bruna Maia - 3401


Pois bem, é isso aí, vejo que muita gente também quer vir pra cá durante o processo federal, muitos me perguntam sobre isso, então espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre esse assunto.

Boa sorte a todos!!

11 comentários:

  1. Que bom q vc voltou a postar... Foi uma maratona realizar tudo isso...
    Eu e minha familia realmente queremos ir em maio, estamos aguardando os pedidos de exame médico. Se nao conseguirmos até maio, iremos com visto de turista.
    Abçss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania! Tenho certeza de que dará tudo certo na vinda de vocês!!! Torço demais por vocês, e obrigado por estar sempre ligada aqui no Blog!
      Beijos e abraços!!!

      Excluir
  2. Olá Igor, tudo bem?
    Quando recebeu os pedidos de exames?
    Aqui no Brasil, não conheci ninguém da turma de nov e dez/10, que o tenha recebido.
    Obrigada pelo post.
    Um abraço,
    Cilei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cilei, os meus pedidos de exames estavam prontos no início de Novembro, eles chegaram lá em casa (no Brasil) no dia 5 de Novembro, se não me falha a memória.
      A Maura me disse que os que foram enviados até os primeiros dias de novembro foram enviados juntos com o meu. De lá pra cá já são 4 meses... tá bom que teve recesso de fim de ano, Carnaval, e essa mudança toda pro Mexico... mas demorou de ter alguma notícia... Ja conseguiu falar com a Maura? Ela não deu nenhuma posição em relação a isso? Eu sei que ela está de férias até o dia 14 de março.
      Grande abraço!
      Igor

      Excluir
  3. Grande Igor, obrigado pelo post, esclareceu muita coisa. Só um detalhe: tem um pessoal comentando nos fórums por aí (CBQ), que processos prioritários recentes estão enviando seus exames médicos para Ottawa mesmo, e não mais T&T. Talvez quando a próxima leva de pedidos de exames médicos sair, esta seja uma diferença.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Igor,
    Muito obrigada pelo retorno. Tenho acompanhado vários blogs e há muita gente de novembro e dezembro/10 que está na mesma situação que eu, ou seja, não receberam o pedido de exames.
    Eu até entrei em contato com o consulado, mas pelo telefone nunca consegui falar com ninguém e por e-mail o retorno é sempre o mesmo, pede-se para aguardar.
    Bem, estou feliz que pelo menos alguém recebeu o pedido.
    E aproveito para dizer que adoro o seu blog.
    Um abraço!

    Cilei

    ResponderExcluir
  5. Oi Igor,
    Estou no início de meu projeto de imigração, como você, também sou da Baêa. Saiba que por influência de sua experiência e de outros blogueiros que acompanho e amigos, me matriculei (eu e esposa) no CLIC, começamos em janeiro. Lise é simplesmente demais! A aula flui sem percebermos o tempo passar, estamos adorando.
    O que eu queria mesmo é tecer um elogio ao seu talento profissional. Tenho acompanhado os vídeos que você tem feito no blog da Pam e acho sua maneira de comunicar visualmente show de bola! Comentei com minha esposa, que também adora, que sua edição tem qualidade superior e informa mais e melhor que todos os programas de culinária que utilizam este formato. As informações vão surgindo de forma fluida, com caracteres bem bolados e com um sutil bom humor. Parabéns meu velho e sucesso!
    Abs,

    Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, meu velho, eu não sei como agradecer as suas palavras. É uma alegria enorme ler uma coisa dessas. Fico feliz de saber que você está em boas mãos, o Clic é um lugar onde você aprende rápido e aprende direito. Lise é uma pessoa sensacional, dedicada, cuidadosa, competente, e tem um coração de mãe! Se tiver oportunidade, transmita a ela as minhas palavras e diga que sou muito, mas muuuuito grato mesmo por tudo o que ela fez por mim! Um grande abraço, meu velho!

      Excluir
  6. Massa o passo a passo...legal que acabou a novela "será que vai dar certo" (adoramos o final)
    Tudo encaminhado então!
    Sucesso e logo logo estamos por ai pra vcs mostrarem a cidade pra a gente
    grande abraço e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu e meu esposo fizemos os exames médicos p/ viajar p/ Vancouver. O médico cobra 300 reais por pessoa, mal olha na sua cara, só faz aquele monte de perguntas (as do não). Fizemos exames p/ AIDS, sífilis, sumário de urina e RX do tórax. Ainda pagamos 180 reais p/ enviar os exames por Fedex p/ Ottawa. E o mais chato é que o sumário de urina é assistido (uma auxiliar ficou olhando p/ mim, foi muito constrangedor). No nosso caso, recebemos o visto de trabalho em quase dois meses. ;)

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o seu texto... Obrigada por se preocupar com os que ainda estão na "luta"! Abraços!

    ResponderExcluir