Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aguardando os exames Médicos no Canada

Pois bem! Este assunto é uma imensa interrogação na cabeça de quase todo mundo! Então vamos desmistificá-lo agora!

Para quem não sabe, eu me mudei para o Canada, para a cidade de Montreal, uns 7 meses após passar na entrevista de imigração, sabendo que o processo estava durando um total de 14-16 meses (segundo o consulado). Inicialmente eu pretendia passar aqui apenas os 6 meses do meu visto de turista, e voltar ao Brasil quando estivesse pra chegar o meu pedido de exames. Acontece que a previsão de chegada dos pedidos foi se extendendo, e eu percebi que se eu voltasse para o Brasil para esperá-los eu ficaria mais tempo do que pretendia nas queridas terras brasileiras, e não poderia voltar enquanto não finalizasse meu processo, o que pra mim seria um terror. Se você pensou: "fala sério! viveu tantos anos aqui e agora não pode passar uns 3 ou 4 meses longe daí". Pra você eu respondo: "Não tem nada a ver com gostar demais daqui ou de menos do Brasil, mas vem pra cá, monte a sua casa, construa a sua vida completa, com compromissos e contas, contratos de energia, telefone, conta em banco, TV a cabo, internet, celular, e imagine-se ficando longe de tudo isso (mas ainda pagando mensalmente as contas) pra voltar pro Brasil, já sem a mesma estrutura de outrora, sem o carro que já foi vendido, sem o celular que já foi cancelado, coisa e tal."

O lance foi o seguinte: quando eu vim pra cá, achei que seriam apenas 6 meses melhorando o francês e alugando um quarto. Mas graças a Deus as coisas deram tão certo, que em menos de 2 meses a vida já estava toda no rumo certo, e o lugar que eu chamo de lar já havia mudado de endereço.

O problema é: "O que fazer se o seu visto de turista está expirando e os pedidos de exames não chegaram ainda? Vai ficar aqui com visto irregular? Volta pro Brasil? Arruma emprego? Tenta extender o visto?"
Eu liguei para o CIC (Citizenship and Immigration Canada) mais de uma dúzia de vezes pra me informar sobre tudo isso, e vamos às respostas:

1- Quando o seu visto expira, você tem mais 90 dias para regularizá-lo, embora seja mais fácil e barato renovar/extender quando ele ainda não expirou.

2- Se você estiver com o visto simples de estudante (SX-1, você encontra isso no campo Category do seu visto), que é o meu caso, ele só te dá direito a um período máximo de 6 meses de permanência, e se você quiser extender para outro visto de estudante, você precisará comprovar que estudou estes 6 meses, mostrar boletins de notas, e demonstrar que está matriculado por mais tempo na mesma ou em outra escola, e este caminho é um pouco árduo.

3- Por outro lado, se você quiser pedir uma extensão de visto para a categoria "Turista", a coisa é bem mais simples. Você pode fazer inclusive pela internet, pelo próprio site do CIC. Será necessário fazer um cadastro, pagar uma taxa em torno de CaD 70.00 (se o seu visto não expirou ainda) ou Cad 200.00 (se já passou a data de validade do visto). Vale lembrar que esta data não é a que está impressa na etiqueta do visto (aquela vermelhinha), mas sim, a data que o oficial da imigração escreve embaixo do carimbo que ele dá no seu passaporte na sua entrada no país. Se ele não escrever data alguma, você tem direito de permanecer os 6 meses após o momento da sua entrada no Canadá. Este processo é bem prático, você não precisa nem enviar nada pelo correio, basta scannear os documentos pedidos respeitando todos os detalhes (vou citá-los abaixo) e enviar por email. Depois é só aguardar a resposta do seu pedido. Coloco um vídeo feito pelo CIC explicando o processo:

Você vai precisar de:
- Passaporte válido
- Comprovante de pagamento da taxa (que pode ser feita online via cartão de crédito)
- Algum documento que comprove autonomia financeira para você e qualquer membro da sua família, afinal, eles não querem ninguém pedindo dinheiro na rua. Pode ser um extrato bancário dos últimos 4 meses (traduzido e convertido para Dólares Canadenses)
- Comprovante de união estável (se for o caso)
- Alguns formulários para casos específicos.
Vale checar a página de extensão para visto de turista do CIC para maiores detalhes.

4- Você pode tentar encontrar um emprego que te ofereça um work permit. Foi o que aconteceu comigo. É um caminho bem mais difícil, o grau de dificuldade varia de acordo com a sua área, como eu trabalho com computação gráfica 3D, foi um pouco menos difícil encontrar. Mas eu vou fazer um post só pra falar sobre isso.

5- Quando você dá entrada num pedido de extensão de visto, seja qual for, automaticamente você tem o direito de permanecer em território Canadense enquanto o pedido é processado. Se ele for negado, aí você precisará deixar o país, se for concedido, palmas!

Então é isso, o que aconteceu foi que eu acabei arrumando um emprego, os caras deram entrada no Work Permit, mas no final das contas o meu pedido de exames chegou no Brasil e como seria complicado levar ao mesmo tempo os dois vistos até o fim, pois ambos pedem exames médicos, envio de passaporte, coisa e tal, eu preferi concluir logo o visto de residente permanente.

Vale lembrar que eu não sou nada além de uma criatura que pesquisou um pouco e que divide a experiência com vocês, mas todas estas informações podem e devem ser checadas com cuidado, até mesmo por que essas coisas mudam de tempos em tempos.

Neste momento eu estou escrevendo um post sobre a minha atual experiência no processo para se fazer os exames médicos aqui mesmo no Canadá, nos próximos dias estará online.

Boa sorte a todos!!

13 comentários:

  1. Parabéns mano! Você merece.
    Abs!
    Thiago

    ResponderExcluir
  2. Oi Igor!!

    Eu e minha esposa também estamos pensando em esperar pelo fedral em Montréal...para já irmos nos ambientando...

    Obrigado por partilhar sua experiência...tem nos ajudado bastante com estas informações...

    Tenho acompanhado também o blog de receitas da Pam...ficou com um visual bacanérrimo!!! Parabéns...

    Feliz natal e mto sucesso pra você!

    Abraço,
    Rafa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, meu velho, desculpa essa demora pra responder, não estava tão atento ao Blog.
      É um prazer enorme poder compartilhar estas experiências com você e com todos os que estão ávidos por qualquer tipo de novidade dessa terra aqui. Eu sei o quanto eu procurava por estas coisas quando estava esperando o processo federal no Brasil.
      Que bom que gostou do Blog da Pam, estamos colocando um bocado de dedicação nele.
      Um abraço pra vocês, e qualquer coisa, estou aqui!

      Excluir
  3. Rapaz este blog é um dos meus preferidos.

    Quando abro meu diário Canadá Brasil eu penso, "será que igor postou algo novo???"
    Adoro seu blog, layout os vídeos e já estou seguindo a Pam.

    Valeu pelo post, era uma dúvida que eu tinha.
    Obg por compartilhar suas experiencias.

    Feliz 2012 cheio de conquistas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria que dá ouvir uma coisa dessas, meu amigo!
      Vou voltar a postar videos... amanhã mesmo eu posto um!
      Valeuzão por acompanhar o Blog da Pam também!
      Um abraço grande, e um 2012 de muito sucesso!

      Excluir
  4. Faço minhas as palavras do "Diário Canadá Brasil"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita orgulho danado que dá de ouvir isso!
      Abraço, meu velho!

      Excluir
  5. Eiiii Igor que maravilha poder fazer ai mesmo o exame =)
    Tenho duas questões:
    Você vai enviar o passaporte pro consulado no Brasil, depois o consulado de lá envia prá sua casa no Brasil, depois alguém da sua família envia o passaporte prá você no Canada mesmo?

    E a segunda dúvida: prá validar o visto você vai precisar sair do Canada e entrar de novo certo?
    Sair com esse visto no passaporte não tem problema? Pois eu li em alguns blogs que você precisa receber esse visto fora do Canada, será que é isso, ou só sair e reentrar já basta sem problemas?
    bjss e obrigada pelas informações, como sempre =)

    ResponderExcluir
  6. Pô, galera, eu fico feliz demais de saber que essa vivência minha está ajudando no caminho de vocês também!
    Thiagão sempre presente, valeuzão, meu velho!
    Obrigado pela atenção de todos, a alegria que dá de saber que ajudo dividindo o que vivo aqui é inexplicável.
    E respondendo às perguntas da Green, é isso aí, eu vou dar mais uns dias, e mandar um email pro consulado pra saber se o resultado dos meus exames já chegou lá, e envio então o meu passaporte. Segundo eles, o meu passaporte pode ser reenviado diretamente pra cá, e eu só preciso ir na fronteira, fazer meia volta e entrar de novo. Mas vou me certificar disso quando enviar o email pra eles. Beijos e abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Igor!!
    Muito Bom os seus vídeos.
    Ontem meio que por acaso assistir no youtube um vídeo da Pam.B e acabei encontrando o seu blog e que gostei Muito por sinal!
    Estou no processo de imigração e espero ter as mesmas esperiencias que vc teve como lavar a roupa antes das 23hrs e não pegar o ônibus que vai para o aroporto! kkkk
    Agora estou correndo atras do tempo perdido para assistir e ler tudo por aqui!
    Vc está de parabens!
    Abraço!
    Jonatas Trindade/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jonatas, que bom que gostou dos videos, meu velho... quando a vida pega o pique aqui, a gente acaba ficando meio apertado de tempo, mas mesmo que eu demore um pouco, não pretendo deixar de fazer os videos! Boa sorte no processo aí, meu caro! Já já você estará por aqui também! Abraço!

      Excluir
  8. Olá, Igor.
    Olha o que você está perdendo da terrinha:
    http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5806211&t=Policiais+em+greve+bloqueiam+diversas+vias+segundo+Transalvador
    Depois quando digo que quero sair, ficam perguntando os motivos.

    Robson R. Veras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, nem fala velhão... me dá um aperto quando vejo estas coisas... Vamos pra frente... a coisa vai melhorar! Tem que pensar positivo! =)

      Excluir