Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

L'hiver du Quebec



Ahh, o inverno do Québec é tão agradável, aqui em Salvador! Mas é bom me preparar, logo logo a realidade será outra! Este post é parte de uma pesquisa que fiz, e pode ajudar aos brasucas a conhecer melhor as diferenças, particularidades, curiosidades de um inverno rigoroso.

Pois bem, sem xurumelas, vamos ao que importa:

1. Infos gerais:
  1.1 - Em média 4 meses por ano abaixo de zero (Dezembro a Março);
  1.2 - Temperaturas entre 10ºC e -25ºC;

2. Roupas:
Tá bom, cada um tem sua resistência, e tem sempre um animalzinho cidadão que sai de camiseta quando o pobre ao lado bate queixo mesmo protegido pelo seu reinado de casacos. Mas no geral é o seguinte:
  2.1 - Procure utilizar roupas práticas e eficazes. Não adianta colocar um monte de roupa e fritar dentro do primeiro lugar climatizado que entrar, afinal, apesar de a maioria dos estabelecimentos possuírem um lugar apropriado para pendurar o seu casaco (não se preocupe, não vão roubá-lo), imagine você durante 15 minutos escalpelando pacientemente as 16 camadas de tecido, para logo mais ter que colocá-las novamente.
  2.2 - Cuide das extremidades, proteja bem as mãos, pés, orelhas, pois eles podem congelar, e isso não é bacana. Caso esteja em algum lugar aberto e sinta dormência em alguma destas partes, entre rápido em algum estabelecimento climatizado, de preferência um café, ou lanchonete onde você possa beber algo quente e esperar até sentir novamente suas mãos, pés, orelhas, juízo, ou o que for.
  2.3 - Na maioria dos casos, não vale a pena comprar roupas aqui no Brasil, pois as roupas são volumosas e pouco eficazes contra o frio do Québec, pois deixam o vento passar através das fibras espaçadas. Para os agoniados como eu, existe uma loja de artigos esportivos chamada Decathlon, com filiais em SP e no sul do país, onde você pode comprar roupas para neve por um bom preço, lembro por exemplo que comprei uma boa bota de Neve por uns 80 reais. Você encontra blusas, calças, casacos, luvas, inclusive as tais "segunda pele" para os mais friorentos. Comprei também uma luva que tem a possibilidade de descobrir os dedos, e isso ajuda muito na hora de pegar coisas menores, contar dinheiro, etc, sem precisar tirar a luva, até mesmo porque, luva é algo fácil de perder quando você tira demais. No geral, duas marcas que recomendo são QUECHUA e WED'ZE, qualidade e preço bons.
  2.4 - No Québec, O preço já é muito melhor do que no Brasil, mas se quiser comprar roupas de frio com os melhores preços, a melhor época é a segunda metade do verão, quando aparecem algumas promoções bem interessantes. O quadro abaixo mostra algumas comparações (desculpem a qualidade da imagem, estou com preguiça pouco tempo):


  2.5 - Se for esquiar ou fazer snowboarding, use roupas impermeáveis, imagina tomar aquela queda na neve. Ela derreterá na sua calça jeans Levis 501 e será absorvida, logo depois, você, meu camarada robocop glacial, poderá sofrer queimaduras com as suas novas calças rígidas.

3. Curisidades:
Veja só o que acontece com água fervente ao ser lançada à agradável temível temperatura ambiente de 30º negativos.


4. Bons costumes:
  4.1 - Lembre de andar sempre com meias limpas e em bom estado, pois tirar os sapatos ao chegar em casa, ou na casa de outras pessoas é essencial, pois o sal que utilizam para derreter a neve fica na sola do sapato e ele costuma estragar o piso.
  4.2 - Em outros lugares, como lojas e cafés, não há necessidade de tirar os sapatos, mas sim, de limpar bastante o pé no tapete da entrada.
  4.3 - Se alimente bem, com comidas calóricas de preferência, sobretudo no café da manhã, seu corpo vai precisar disso pra se manter bem aquecido.
  4.4 - Jamais sair de casa com os cabelos molhados, principalmente as mulheres, senão você verá a verdadeira chapinha de gelo na sua cabeça. Congela mesmo!
  4.5 - Ande com muito cuidado quando houver gelo na calçada, neve descongela e vira água, a água volta a congelar, virando palmolive de côco.
  4.6 - Se houver neve na sua calçada, você deve limpar, pois se alguém se acidentar nela, a responsabilidade pode cair sobre você.
  4.7 - Não se engane, os dias mais claros e ensolarados são os mais frios!
  4.8 - Nas maiores cidades, você pode utilizar as galerias subterrâneas climatizadas para se locomover pelo centro da cidade, lá não há preocupação com o frio.

5. Transportes:
  5.1 - Tenha sempre uma pá no seu veículo.
  5.2 - Utilize pneus apropriados pra neve.
  5.3 - Existe um kit de segurança contra frio para situações de emergência, ele contém, entre outros itens, uma manta térmica, uma pá, um gel em saquinho, que você amassa e ele esquenta, um CD de músicas natalinas da Simone (tá bom, sacaneei) e uma vela bem grande, que eles recomendam utilizar para se aquecer, porém com ao menos uma fresta da janela aberta, pra não morrer asfixiado dentro do carro, óbvio.
  5.4 - Evite rodar com pouco combustível, ficar com o tanque vazio em um engarrafamento, ou pior, em uma autoestrada pode ser grave, pois o motor do seu carro é a sua principal fonte de calor.
  5.5 - Procure deixar o seu carro bem estacionado em um lugar seguro, pense que a qualquer momento ele pode ser um obstáculo aos caminhões que retiram a neve das ruas.

6. Lazer
Durante o inverno, há uma série de atividades criadas para estimular as pessoas a saírem de suas casas e evitar a tal depressão de inverno.
  6.1 - Entre 29 de janeiro e 14 de fevereiro, acontece o maior carnaval de inverno do mundo, na cidade de Québec. A programação inclui esportes de inverno, esculturas na neve, shows de música, apresentação de carros alegóricos e atividades típicas como a travessia de canoa no rio semi-congelado, passeios de trenó puxado por cães e o tradicional banho de neve. Você já jogou totó (ou pimbolim)? Então imagina jogar esse aí:


  6.2 - Outras atividades interessantes são patinar em lagos congelados, esquiar, ou ir a parques como o Valcartier, que têm uma série de opções de diversão, vale a pena conferir o vídeo:


  6.3 - Fique atento à sinalização, os lagos onde você pode patinar deverão ter um aviso de espessura da neve, se não tiver, nem pense em ir.

7. O post ficou enorme, mas é isso aí, quem quiser que leia. E espero que ajude. Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário